sábado, 2 de maio de 2009

San Francisco Giants x Colorado Rockies






















Os jovens foram nesta sexta-feira, 1º, ao estádio AT&T Park conferir uma disputa de beisebol entre o San Francisco Giants e o Colorado Rockies. Mesmo com a chuva, os torcedores compareceram com animação que lembrava os jogos da Fonte Nova ou do Maracanã. A torcida maior era do time da cidade, os Giants, com suas camisas e bandeiras laranjas. Foi difícil, mas interessante, entender as regras e movimentações no campo. Como no futebol brasileiro, a maioria dos jogadores eram negros.


No estádio, os empreendedores foram recebidos por Marc Spencer, diretor executivo da Juma Ventures, organização social que atua no recrutamento e capacitação de jovens para o mercado de trabalho. Anualmente, a organização atende 250 jovens, com idades entre 16 e 19 anos, em situação econômica desfavorável. Eles são inseridos em empresas sociais, como as localizadas no estádio AT&T Park. Os jovens são responsáveis pela venda de beer (cerveja) e corn dog (um cachorro-quente especial com pão de milho), entre outras delícias que não podem faltar em um estádio. Além de experiência profissional - para muitos a primeira -, os jovens são estimulados a desenvolverem o espírito empreendedor, pois gerenciam todo o negócio.

Essa iniciativa poderia ser aplicada no Brasil, em shows e jogos. Um bom espaço seria a Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. Lá, os freguentadores precisam subir diversas escadas e se aglomeraram em frente ao bar, em busca de bebidas e comidas. Os jovens poderiam atuar nesta venda circulante, melhorando a diversão do público e impactando positivamente nos índices de desemprego da juventude.

Uma boa proposta para os nosso gestores. O site da Juma Ventures é:
http://www.jumaventures.org/



André Luís Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário