sexta-feira, 1 de maio de 2009

San Francisco - Califórnia (EUA)




O Grupo de jovens empreendedores, agora ampliado com a chegada dos 8 cariocas, já está em São Francisco, no estado da California. A primeira visita, nesta sexta-feira, 1º, não poderia ser melhor. O Museu da Diáspora Africana, que registra os horrores sofridos pelos africanos sequestrados de seus países e espalhados pelo mundo, como mão de obra forçada. Estudiosos afirmam que passaram de 10 milhões de seres humanos. Outros dizem que, por conta do trafico ilegal, o numero pode ter chegado a 20 milhões de homens, mulheres e crianças brutalmente escravizadas. 60% desse total desembarcou no Brasil, em cidades como Salvador, Rio de Janeiro e São Luis do Maranhão.

Mas o Museu também revela a luta pela conquista da cidadania e de direitos. Há fotos do negros e negras norte-americanos que contribuiram para o movimento pelos direitos civis dos afrodescendentes. Essa luta culminou com eleição do presidente Barack Obama, o primeiro negro à frente de uma grande potência mundial.

Andre Luis Santana

2 comentários:

  1. Na foto faltam Alisson e Marcio, figuras fundamentais nesta viagem, mas que precisam ficar atentos aos clicks. Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Visitar este museu foi muinto importante para mim e creio que para o grupo também, pois so reafirma o comprometimento das organizações que lutam ate hoje por ações afirmativas para o nosso povo negro axcé.

    ResponderExcluir