segunda-feira, 20 de abril de 2009















Nove jovens empreendedores baianos, em sua maioria mulheres, desembarcaram nesta segunda-feira, 20 de abril, na cidade de Nova Iorque para dar início a um Programa de Intercâmbio de Negócios em cidades norte-americanas. O Projeto Jovens nos Negócios da Organização Levantamos (http://www.levantamos.org/) proporcionará que afrodescendentes baianos e cariocas, que possuem espírito empreendedor e já desenvolvem negócios em suas comunidades, conheçam experiências norte-americanas na área financeira, empresarial e governamental. Além de Nova Iorque, os jovens farão trocas culturais nas cidades de Washington DC, Filadélfia e São Francisco.


Até o dia 06 de maio, quando retornarão a Salvador, os empreendedores estarão envolvidos em reuniões com empresários e ativistas sociais norte-americanos, oficinas de capacitações em negócios, visita a centros culturais como o Museu das Finanças Americanas, além de palestras com especialistas dos Estados Unidos sobre temas como Empreendedorismo Jovem, Práticas de Negócios, Investimentos Financeiros entre outros.


20 de abril - A visita desta fria segunda-feira em Nova Iorque (temperatura em torno de 6C) foi ao charmoso e movimentado bairro de Manhattan e, de ferry-boat, à Liberty Island (Ilha da Liberdade), na parte superior da baía do porto da cidade, onde está localizada a Estátua da Liberdade e um Museu que celebra os 12 milhões de imigrantes que chegaram ao país, desde o século XUX, em busca de novas oportunidades. A estátua, presente dos franceses nas comemorações pelo centenário da Independência Americana (1876), representa a democracia e a liberdade, valores defendidos pelos norte-americanos e que têm atraído pessoas de todas as partes do planeta. Andando pelas ruas de Manhattan, pode-se perceber a diversidade de idiomas e estilos, que fazem Nova Iorque ser conhecida como a Big Apple, capital cultural do mundo. Nova York já foi, por um curto período, a capital dos EUA (de 1789 a 1790).

Conferência em Washington - O grupo do Rio de Janeiro chegará aos Estados Unidos no próximo dia 29 de abril. Neste mesmo dia, os jovens baianos e cariocas participam da Conferência sobre o Plano de Combate ao Racismo assinado entre os governos americano e brasileiro. O encontro internacional acontecerá no Departamento de Estado Americano, em Washington D.C. e reunirá autoridades e militantes dos direitos humanos das duas nações, além de diversos órgãos de imprensa.


Foto da exposição do Museu dos Imigrantes na Ilha da Liberdade, por Ilka Danusa.









2 comentários:

  1. Essa da ponta direita é Jaqueline Monteiro, educadora, que participa da viagem como facilitadora, atuando na formação dos jovens e no acompanhmento dos planos de negócio, junto com Ilka Danusa. Faltam na foto os homens empreendedores: George e Bruno. Mas as mulheres dominam. Êa, mulher negra.

    ResponderExcluir
  2. Estou dando inicio a uma empresa de publicidade CUSP.e gostaria de trocar ideias com você.


    Meu msn para contacto:
    vitta_last@hotmail.com


    Grato!

    Elvis Sousa.

    ResponderExcluir